A PRODECO – Progresso e Desenvolvimento de Covões, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, registada na Direcção Geral da Segurança Social, sob o nº 31/92, folha 45 das Associações de Solidariedade Social, efectuado a 11 de Março de 1992. Foi constituída inicialmente com o nome de Liga de Melhoramentos de Covões, passando a PRODECO em Dezembro de 1991, com o registo em cartório como Associação.

A PRODECO tem a sua sede na Rua da Bica, nº 501, da freguesia de Covões, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra. Para a concretização deste projecto foi importante a colaboração da Junta de Freguesia de Covões que doou o terreno. Importante também foi a mobilização dos emigrantes residentes nos Estados Unidos da América, que contribuíram com grande parte das verbas conseguidas para a edificação da Instituição, para além de outras ofertas da população da freguesia.

O objectivo primordial da Liga de Melhoramentos foi conceber um projecto de apoio à infância, objectivo este entregue à PRODECO a tarefa de a concluir. Aquando da sua constituição em cartório, deixou de ter como área de actuação principal a infância e foi incluída a área dos idosos, assim como a área cultural e recreativa.