Outros

FEAC

O Programa Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC), veio substituir o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC). É um Programa anualmente promovido pela Comissão Europeia e que adota um plano de atribuição de recursos aos Estados-Membros, para o fornecimento e distribuição de géneros alimentícios provenientes das existências de intervenção a favor das pessoas mais necessitadas da União Europeia.

De acordo com o Regulamento deste Programa e enquanto Estado-membro da Comunidade, Portugal informa anualmente a Comissão do seu desejo de realizar o FEAC., até 1 de Fevereiro do ano que precede o período de execução do Plano Nacional Anual de Distribuição dos Produtos Alimentares.

Cabe depois à Comissão Europeia discriminar por Estado-membro a quantidade em toneladas dos produtos provenientes das existências de intervenção, no caso de existência de excedente comunitário ou a dotação financeira a atribuir para a aquisição da matéria-prima para a produção dos produtos.

QUEM PODE RECEBER:

Famílias/pessoas carenciadas por: Baixo rendimento do agregado familiar; Desemprego prolongado; Situações de prisão, morte, doença, separação e abandono; Pensionistas do regime não contributivo; Número de pessoas do agregado familiar; Situações de catástrofe.

COMO PODE RECEBER:

As famílias para poderem usufruir deste Programa devem dirigir-se à PRODECO, no início de cada ano. Será preenchido um relatório e analisada a situação de cada agregado, no sentido de verificar se reúne os requisitos necessários para vir a ser beneficiário deste Programa.

 

CANTINAS SOCIAIS

As Cantinas Sociais são um serviço de refeições a carenciados, prestado em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede.

Este Programa tem por objectivos: · Garantir alimentação à população carenciada; · Promover a auto-estima através da prática de hábitos de higiene; · Sempre que seja necessário, encaminhar para outros serviços.

QUEM PODE BENEFICIAR:

Embora a selecção dos clientes para beneficiarem deste serviço seja realizada pela instituição, esta deverá ter especial atenção aos idosos com baixos rendimentos, famílias expostas ao fenómeno do desemprego, famílias com filhos a cargo, pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade em ingressar no mercado de trabalho.

COMO PODE BENEFICIAR:

Para ser beneficiário deste Programa, podem as pessoas dirigir-se à PRODECO a fim de se candidatar.

 

BANCO DE RECURSOS – COLMEIA

É uma resposta social do Município de Cantanhede, o qual tem por objectivo principal constituir um espaço de vida e partilha de solidariedade da maioria da população.

O Banco de Recursos tem por finalidade o desenvolvimento de uma resposta social no concelho de Cantanhede que contribua para a promoção e integração social do individuo, família e comunidade, estimulando a sua participação activa e privilegiando o trabalho em rede com os parceiros locais.

QUEM PODE BENEFICIAR:

É dirigido a cidadãos e família que se encontram em desvantagem social e/ou económica, visando a promoção da melhoria das condições de vida através da atribuição de bens (alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, têxteis/vestuário, equipamento doméstico/electrodomésticos, mobiliário e material didáctico)

COMO PODE BENEFICIAR:

Para beneficiar deste apoio o interessado deve dirigir-se à Instituição para preencher o relatório social.

 

APOIO SOCIAL

O serviço de Apoio Social é um serviço prestado pelas Técnicas da Instituição e tem por objetivo apoiar os familiares dos idosos e crianças, os idosos, as funcionárias e os sócios da PRODECO, em diversas áreas.

População Alvo:

Infância, juventude, idosos, população desempregada e famílias carenciadas.

Objectivos:

Ajudar a população da freguesia no esclarecimento ou encaminhamento das situações.

 

APOIO MÉDICO

O Gabinete de Apoio Médico garante o apoio médico e de enfermagem aos utentes da Instituição, idosos e crianças, medicina geral gratuita às funcionárias.

População alvo:

Atendimento Médico – Clientes do PRODECO (atendimento gratuito nas nossas instalações duas vezes por semana);

Funcionárias (atendimento gratuito nas nossas instalações duas vezes por semana e atendimento livre e gratuito nas instalações da Curactiva – medicina geral);

Atendimento de Enfermagem – Clientes do PRODECO (atendimento gratuito nas nossas instalações todos os dias da semana);

Funcionárias (atendimento gratuito nas nossas instalações todos os dias da semana e atendimento livre e gratuito nas instalações da Curactiva);

Objectivos:

Apoiar na área da saúde os clientes desta instituição (idosos e crianças), funcionários.